O advogado e fiscal do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) Marcelo Henrique Pereira, conhecido como Professor Marcelo, voltou a articular uma possível candidatura nas eleições de 2026. Ex-candidato a vereador em Tijucas nos pleitos de 2012 e 2016, ele confirmou filiação ao PSOL, com ficha abonada pelo vereador de Florianópolis e ex-deputado estadual Afrânio Boppré.

Marcelo ganhou projeção regional como professor de Direito no campus da Univali em Tijucas e por sua atuação política local. Ao longo da trajetória, integrou a coordenação da campanha do ex-prefeito Valério Tomazi (MDB) e, posteriormente, participou da fundação do movimento LIMPE (Liberdade, Independência, Moralidade e Participação Eleitoral).
Atualmente morador de São José, na Grande Florianópolis, Marcelo decidiu deixar o PSDB e assumir publicamente a militância à esquerda, com atuação voltada à defesa do socialismo e de pautas sociais. As informações são do Blog do Léo Nunes.
A candidatura, no entanto, ainda está em fase inicial. O cargo a ser disputado não foi definido e dependerá das decisões internas do PSOL e das articulações para formação de alianças. A preferência de Marcelo é por uma vaga na Câmara dos Deputados.