O MDB de Santa Catarina anunciou oficialmente, na noite desta segunda-feira (26), sua saída do governo do governador Jorginho Mello (PL). A decisão foi tomada durante reunião do diretório estadual realizada em Florianópolis e ocorre após o chefe do Executivo estadual confirmar o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como vice em sua chapa para a reeleição em 2026.

A deliberação do partido foi unânime e veio após a frustração do MDB, que esperava indicar o nome para a vice-governadoria. Antes do início da reunião, o presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, entregou oficialmente o cargo de secretário de Estado da Agricultura e Pecuária e confirmou que irá retomar o mandato de deputado federal. A legenda também orientou filiados que ocupam cargos no Executivo a deixarem as funções.

Até então, o MDB integrava a base governista com comando de três secretarias estratégicas: Agricultura, Infraestrutura e Meio Ambiente. A escolha do Novo para compor a chapa majoritária foi interpretada internamente como o encerramento da aliança política entre o partido e o governo estadual.
Durante a reunião, alguns parlamentares não estiveram presentes, entre eles Jerry Comper, Fernando Krelling e Antidio Lunelli. Ainda assim, o diretório confirmou a decisão e divulgou nota oficial, informando que o MDB seguirá apoiando projetos de interesse de Santa Catarina no Legislativo, mas atuará de forma independente, com foco em um projeto próprio para as eleições de 2026.