Política

Merísio abraça petistas e pode ser candidato de Lula ao governo de SC

Encontro em Itapema reúne lideranças do PT e amplia especulações sobre Gelson Merisio.

Por Redação D
25/01/2026 10:00:37

Um dia após a confirmação de que o governador Jorginho Mello (PL) terá o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), como parceiro de chapa nas eleições de outubro, a esquerda catarinense iniciou movimentos públicos para estruturar o palanque do presidente Lula (PT) no estado. As articulações começaram a ganhar visibilidade com a presença do ex-deputado estadual Gelson Merisio (Solidariedade) em agenda política do PT.

Merisio participou, em Itapema, de uma atividade de planejamento do mandato da deputada federal Ana Paula Lima (PT). O encontro também contou com a presença do ex-deputado federal Décio Lima (PT) e foi divulgado nas redes sociais dos parlamentares. Durante a agenda, Merisio sinalizou disposição para disputar o governo do Estado, segundo interlocutores presentes.

 

 

A participação do ex-pessedista no encontro reforça a movimentação do PT catarinense em busca de um nome de perfil mais amplo, capaz de liderar a chapa ao governo, enquanto Décio Lima poderia ser direcionado à disputa pelo Senado. Antes dessa aproximação, o partido manteve conversas com outras lideranças, como o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) e o ex-senador Paulo Bauer.

Décio Lima disputou o governo de Santa Catarina em 2018 e 2022. Na última eleição, contou com o apoio de Gelson Merisio na articulação política e avançou, pela primeira vez, ao segundo turno, sendo derrotado por Jorginho Mello. Em 2018, Décio e Merisio estiveram em lados opostos na disputa estadual.

A imagem divulgada nas redes sociais de Ana Paula Lima e Décio Lima traz a mensagem: “Sextamos com o encontro afetuoso e de compromissos com Santa Catarina e a Democracia”. O encontro também foi registrado pelo vereador de Tubarão e pré-candidato a deputado estadual Matheus Madeira (PT).

As articulações seguem em curso e devem se intensificar com a proximidade do calendário eleitoral.

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados