Santa Catarina iniciou a semana sob mudança no padrão do tempo após a passagem de uma frente fria no domingo (18), que trouxe alívio das altas temperaturas e inaugurou uma segunda-feira (19) com clima mais ameno, sol entre nuvens e vento sul intenso em diversas regiões. A atuação de um sistema de alta pressão estabiliza o tempo no início da semana, mas as rajadas entre 50 e 60 km/h elevam o risco de destelhamentos e quedas de árvores, enquanto o mar permanece agitado, sobretudo no Litoral Norte, mantendo preocupação com ressaca até terça-feira (20).

Entre terça (20) e quarta-feira (21), o tempo firme predomina em todo o estado, com sol e poucas nuvens, embora não se descarte chuva fraca e isolada no litoral no início e no fim do dia. As madrugadas serão frias nos Planaltos e na Serra, com mínimas entre 6°C e 10°C, enquanto as tardes seguem amenas, com máximas variando entre 25°C e 30°C, cenário que já provocou episódios de geada em anos anteriores mesmo no verão catarinense.
A partir de quinta-feira (22), o afastamento do sistema de alta pressão favorece o aumento da nebulosidade e o retorno de temporais isolados, especialmente entre o litoral e os planaltos. As temperaturas voltam a subir, podendo atingir até 32°C no Oeste e no litoral, e a sexta-feira (23) segue com variação de nuvens e calor em todo o estado, sinalizando a retomada de um padrão mais quente e instável.