Uma semana marcada por calor intenso, pancadas de chuva e risco de temporais isolados atinge Santa Catarina a partir desta segunda-feira (12). Mesmo com o afastamento das áreas de instabilidade para o alto-mar, o estado permanece sob influência do padrão típico de verão, com variação de nebulosidade, calor e formação de temporais entre as tardes e noites.
Nesta segunda-feira (12), o tempo segue instável em todas as regiões, com chuva a qualquer hora do dia, especialmente entre os Planaltos e o Litoral. Durante a tarde, aumentam as condições para temporais isolados, com raios e rajadas de vento, principalmente na metade leste catarinense. O risco é baixo a moderado para alagamentos, queda de árvores, danos à rede elétrica e destelhamentos, com maior atenção para a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte. As temperaturas variam entre 27°C e 30°C, podendo ser mais elevadas no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí.

Chuva, rajadas de vento e possibilidade de granizo devem marcar os próximos dias no estado, com maior atenção para o Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Foto: Arquivo
Na terça-feira (13), o tempo segue típico de verão, com sol entre nuvens, calor intenso e sensação de abafamento. As temperaturas podem superar os 30°C no Litoral e áreas próximas. A partir da tarde, há previsão de temporais isolados, com chuva intensa em curto período, raios e rajadas de vento. O risco de transtornos é moderado, especialmente no Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
A quarta-feira (14) será de manhã abafada, com mínimas acima de 20°C em grande parte do estado e podendo atingir 25°C no Oeste e Litoral. O sol predomina ao longo do dia, elevando as temperaturas para próximas dos 30°C. Entre a tarde e a noite, retornam os temporais isolados, com possibilidade de granizo, rajadas de vento e chuva intensa em curto intervalo de tempo, mantendo o risco moderado entre o Meio-Oeste e o Litoral.
Na quinta-feira (15), o calor e a umidade continuam favorecendo a formação de temporais isolados, com pancadas de chuva, raios, ventos fortes e eventual queda de granizo em diferentes regiões do estado.
Já na sexta-feira (16), a passagem de uma frente fria aumenta significativamente as condições para temporais generalizados em Santa Catarina, elevando o risco de alagamentos, ventos fortes, queda de árvores e danos na rede elétrica em todas as regiões.