A Prefeitura de Itapema dará início, a partir desta semana, ao recadastramento imobiliário no perímetro urbano, com visitas técnicas a aproximadamente cinco mil imóveis. A ação, executada pela empresa Geomais Geotecnologia Ltda., contratada por meio de licitação, tem como objetivo atualizar informações cadastrais e gerar um mapeamento digital detalhado para subsidiar o planejamento e o desenvolvimento urbano da cidade.
Nesta etapa, cadastradores devidamente identificados, uniformizados e portando crachá irão visitar terrenos e edificações selecionados para coletar dados sobre as características dos imóveis e de seus proprietários ou responsáveis. Serão solicitadas informações como nome completo e CPF do titular do lote, além de dados sobre o terreno, construções existentes e eventuais atividades exercidas no local.

Levantamento com tecnologia geoespacial vai atualizar dados cadastrais e fortalecer o planejamento urbano do município. Foto: PMI/Divulgação
O levantamento inclui a medição da área construída, caracterização das edificações, registros fotográficos das fachadas e das vias públicas, bem como a identificação de usos e ocupações. As informações coletadas serão integradas a imagens aéreas para a elaboração de um mapeamento digital completo do município.
Esse mapeamento contemplará elementos físicos e urbanos, como curvas de nível, rede viária, rios, praças, parques, edificações e limites de terrenos. O banco de dados resultante será utilizado por diferentes secretarias e órgãos municipais, como a Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Defesa Civil, Planejamento Urbano e Secretaria de Obras, com o objetivo de tornar mais eficiente a gestão pública e o atendimento às demandas da população.