notícia

Defesa Civil emite alertas para rajadas de até 85 km/h, temporais isolados e mar agit

Frente fria avança e traz temporais, ventos fortes e risco de ressaca em Santa Catarina.

Por Redação D
03/01/2026 15:00:35

Uma frente fria que avançou por Santa Catarina na manhã deste sábado (3) provocou mudança brusca nas condições do tempo, com temporais de curta duração, raios e rajadas intensas de vento em várias regiões do estado. A Defesa Civil confirmou risco de ocorrências associadas a ventos fortes, granizo isolado e aumento da agitação marítima, especialmente no Litoral e no Vale do Itajaí.

Segundo a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), os primeiros temporais atingiram o Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul ainda pela manhã, avançando para as demais regiões ao longo da tarde e da noite. Nessas áreas, o vento virou para o quadrante sul, com rajadas que já se aproximaram de 60 km/h.

 

 

Às 13h47, a Defesa Civil emitiu alerta para rajadas de vento de quadrante sudoeste/sul com intensidade moderada, entre 45 e 65 km/h, abrangendo Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Norte, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí.

O sábado marca o encerramento de um período prolongado de instabilidade no estado. Apesar da chegada da frente fria, as temperaturas ainda permanecem elevadas, com máximas entre 32°C e 37°C no Litoral e Médio Vale do Itajaí, e entre 27°C e 33°C nas demais regiões. No entanto, os ventos ganham força ao longo do dia, com rajadas entre 60 e 85 km/h no Litoral, condição que favorece o aumento rápido da agitação marítima.

 

 

No mar, o risco de ressaca é considerado moderado a alto, principalmente entre o Litoral Sul e Florianópolis, onde são esperadas ondas de 3 a 4 metros, com picos maiores em alto-mar. A Defesa Civil recomenda evitar atividades de navegação, pesca e esportes náuticos durante o período mais crítico.

A partir de domingo (4), a aproximação de uma massa de ar seco associada a uma área de alta pressão favorece o retorno do tempo estável na maior parte do estado, com predomínio de sol e redução das temperaturas. As mínimas no amanhecer podem variar entre 5°C e 9°C no Planalto Sul, enquanto as máximas à tarde ficam entre 20°C e 28°C na maioria das regiões. O mar permanece agitado, ainda com risco moderado de ocorrências.

Entre segunda (5) e terça-feira (6), o tempo tende a permanecer estável, com noites e madrugadas mais frias e tardes com temperaturas abaixo dos 30°C, mantendo-se apenas possibilidade de chuvas fracas no Litoral Norte.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados