Uma área especialmente preparada para receber pessoas em cadeira de rodas vai permitir que o público com mobilidade reduzida acompanhe a tradicional queima de fogos da Praia Central com mais conforto, segurança e autonomia.
A estrutura foi montada entre as ruas 3600 e 3700 e integra o projeto Praia Acessível, oferecendo uma esteira que facilita o acesso de cadeiras de rodas pela areia. O espaço será isolado nesta quarta-feira (31) e estará aberto a partir das 21h, permitindo que cada cadeirante leve um acompanhante para acompanhar o show pirotécnico, que terá cerca de 15 minutos de duração.

Área reservada na Praia Central garante inclusão durante o Réveillon e integra ações voltadas a pessoas com deficiência. Foto: Prefeitura BC/Divulgação
A iniciativa faz parte das ações da Prefeitura de Balneário Camboriú para ampliar a inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) em eventos públicos. Segundo a prefeita Juliana Pavan, a medida reforça o compromisso do município com a acessibilidade e o direito de todos participarem das celebrações de fim de ano.
Além da área reservada para cadeirantes, o Réveillon contará com outras iniciativas voltadas à inclusão. Estão previstas a distribuição de abafadores de ruído no Centro de Controle Operacional (CCO) e a disponibilização de um container adaptado para receber até 10 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cada uma acompanhada por um responsável, durante a queima de fogos.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família ficará responsável pela recepção do público no local e pela coleta de dados conforme a chegada dos participantes.