Uma denúncia sobre a existência de animais em situação de risco levou ao recolhimento imediato de bichos que precisavam de atendimento urgente, além da condução do responsável para procedimentos legais.
A ocorrência foi registrada na tarde desta segunda-feira (29), em Porto Belo, após acionamento do Grupo de Operações e Resgate (GOR). No local, a equipe encontrou um cachorro em condição que exigia tratamento imediato, além da presença de uma ave silvestre mantida de forma irregular.

Denúncia levou equipes a recolher dois cães e uma ave silvestre na tarde desta segunda-feira. Caso foi encaminhado à Polícia Civil. Foto: GOR/Divulgação
Diante da orientação para providenciar atendimento veterinário e da ausência de medidas por parte do tutor, foi solicitado apoio da Guarda Municipal. Durante a ação, dois cães e uma ave foram recolhidos e encaminhados para tratamento adequado, garantindo a segurança e o bem-estar dos animais.

O responsável foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. A conduta é enquadrada na Lei Federal nº 9.605/1998, que trata de crimes ambientais, incluindo maus-tratos a animais domésticos e a manutenção irregular de aves da fauna silvestre.
O GOR reforçou que a denúncia é fundamental para coibir esse tipo de crime e proteger a vida dos animais, destacando que o cuidado com eles é uma responsabilidade legal e moral.