Um novo período de instabilidade começa a se intensificar a partir da tarde desta segunda-feira, elevando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em diversas áreas do litoral e regiões próximas, com previsão de volumes elevados de chuva em curto espaço de tempo.
A atuação de um sistema de baixa pressão próximo à costa reforça a formação de temporais em Santa Catarina, especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul. Nessas áreas, o risco é classificado como muito alto, com possibilidade de pancadas intensas, rajadas de vento e grande acumulado de chuva entre o meio da tarde e o início da noite desta segunda-feira (29).

Municípios como Tijucas, Porto Belo, Itapema, Bombinhas, São João Batista, Canelinha e Nova Trento estão sob alerta vermelho devido à maior probabilidade de ocorrências associadas às chuvas intensas. Para a terça-feira (30), o tempo segue instável, com nova condição para temporais em todas as regiões do estado, mantendo atenção especial ao litoral entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte.
Entre esta segunda e a quarta-feira, os acumulados podem variar entre 150 e 200 milímetros nessas regiões, com pontos isolados podendo registrar volumes ainda superiores. Esse cenário amplia o risco de deslizamentos, sobretudo em áreas com solo encharcado e histórico de instabilidade.
No Grande Oeste e nos Planaltos, o risco permanece de moderado a alto, com chuvas mais isoladas entre as tardes e noites, mas ainda capazes de provocar transtornos localizados.