notícia

Calorão: Sol castiga, termômetros disparam e praias lotam na região

Sensação térmica chega a 44°C em São João Batista, enquanto praias lotam.

Por Redação D
27/12/2025 13:00:28

Uma tarde marcada por calor extremo transformou ruas, praias e áreas centrais em cenários de sol intenso e desconforto térmico elevado, com moradores e turistas buscando refúgio em áreas de sombra e no litoral no Vale do Rio Tijucas.

Em Tijucas, os termômetros marcavam 34°C por volta das 13h30 deste sábado (27). Em Itapema, a temperatura chegou a 33°C, enquanto em São João Batista a sensação térmica atingiu a casa dos 44°C, um dos índices mais elevados registrados na região ao longo do dia.

 

Sensação térmica chega a 44°C em São João Batista, enquanto praias lotam e temporais isolados entram no radar da Defesa Civil. Imagem: Geandre Silva/Divulgação

 

O sábado começou com céu encoberto em várias áreas de Santa Catarina, mas a nebulosidade se dissipou ao longo da manhã, permitindo a presença de sol e o avanço do calor em todas as regiões. No período da tarde, as temperaturas variaram entre 29°C e 35°C em grande parte do estado, com destaque para o Litoral Sul, onde pontualmente os termômetros alcançaram até 38°C.

A atuação de uma massa de ar quente mantém o padrão de calor intenso pelo menos até a segunda-feira (29). As noites seguem abafadas e as tardes com máximas acima de 30°C em todo o estado, com picos entre 34°C e 36°C no Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Em áreas do Litoral Sul, os termômetros também podem alcançar novamente 38°C.

 

 

O vento sopra sem direção predominante, com rajadas entre 10 e 20 km/h, especialmente no Meio-Oeste, Planaltos e pontos do Litoral. Para as próximas horas, não estão descartados temporais isolados em todas as regiões de Santa Catarina, com risco baixo a moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Diante do cenário, o risco é considerado alto em áreas classificadas em laranja e moderado nas áreas em amarelo, especialmente para problemas relacionados ao desconforto térmico, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias. Com a gradual saída da massa de ar quente para o oceano, prevista a partir de segunda-feira (29), é esperada leve redução das temperaturas, ainda com máximas acima dos 30°C em várias regiões.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados