Uma vaca morreu após uma operação de resgate realizada na manhã de sábado (13) em uma área de difícil acesso na Avenida José Neoli Cruz, em Porto Belo. O atendimento foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, acionado por volta das 7h50, após o animal ser localizado cerca de 15 metros abaixo de um barranco, em uma encosta íngreme sem acesso para viaturas.

As equipes precisaram se deslocar a pé por aproximadamente 500 metros morro acima para alcançar o local. Segundo o proprietário, Gilberto Mendes, a vaca, com cerca de 350 quilos, estava desaparecida havia dois dias e possivelmente caiu no barranco. Devido à complexidade da ocorrência, foi acionada uma equipe especializada em salvamento em altura, composta por dois instrutores, os cabos Vieira e Lucian, e 17 alunos.
O resgate durou cerca de seis horas e utilizou cabos, equipamentos de tração, cintas, lona e sistemas de redução de força, com ancoragem realizada em uma pedra. Durante toda a operação, o animal permaneceu aparentemente estável, porém, ao final do procedimento, ficou sem reação, sendo constatado o óbito no local. Não foram identificadas lesões aparentes, e o animal ficou sob responsabilidade do proprietário.