O ciclone extratropical que atinge Santa Catarina levou ao cancelamento das aulas da rede estadual nesta terça-feira (9), medida adotada também por mais de 70 municípios. A forte chuva provocou alagamentos em várias cidades da Grande Florianópolis — incluindo a Capital, São José, Palhoça, Biguaçu e Bombinhas — e causou a morte de um casal e um bebê arrastados pela água em Palhoça.

Apesar dos estragos, as aulas retornam normalmente nesta quarta-feira (10) tanto na rede estadual quanto nas redes municipais de Florianópolis, Palhoça e São José.
As regiões mais afetadas foram municípios da Grande Florianópolis: Santo Amaro da Imperatriz registrou mais de 153 mm em 12 horas, enquanto Palhoça acumulou 137 mm e decretou situação de emergência. Em Florianópolis, duas casas desabaram parcialmente, sem moradores.
O ciclone deve começar a se deslocar para alto-mar a partir de terça à noite, mas ainda provocará chuva e ventos fortes. Ao menos sete estados devem ser afetados pelo sistema, formado no Rio Grande do Sul na segunda-feira (8).