O período de temperaturas mais baixas para esta época do ano está prestes a terminar em Santa Catarina. Já neste fim de semana, o calor ganha força em praticamente todas as regiões, com previsão de máximas próximas dos 38°C a partir de sábado (6), segundo a Defesa Civil.
Nos últimos dias, o Estado registrou forte contraste climático: enquanto o Oeste já sentia o aquecimento gradativo, a Serra amanhecia com geada e marcas próximas dos 4°C, como ocorreu em São Joaquim nesta quinta-feira (4). A tendência, porém, é de mudança acelerada a partir desta sexta-feira (5), quando as temperaturas começam a subir de forma consistente.

Estado deve registrar máximas de até 38°C a partir de sábado, após dias de temperaturas amenas e até geada na Serra. Defesa Civil e Epagri/Ciram alertam para forte amplitude térmica. Foto: Divulgação
O Grande Oeste deve ultrapassar os 30°C, chegando aos 35°C no Extremo Oeste, onde o sol predomina. Nos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral, as máximas devem variar entre 25°C e 31°C, enquanto a Serra pode alcançar 25°C.
No sábado, o cenário terá características típicas de dia de praia. Em grande parte do Estado, os termômetros ficam acima dos 30°C, com picos que podem atingir 38°C no Oeste e cerca de 34°C no Litoral Sul, conforme a Epagri/Ciram. O domingo (7) deve repetir o padrão de calor intenso, com chance de pancadas isoladas de chuva à tarde devido à combinação de altas temperaturas e umidade.
O verão começa oficialmente em 21 de dezembro, mas o comportamento climático já antecipa a estação. A previsão indica chuva próxima ou abaixo da média do Extremo Oeste ao Litoral Sul e volumes próximos ou acima da média nas demais regiões. A tendência aponta ainda períodos irregulares de chuva em dezembro e fevereiro, enquanto janeiro deve apresentar precipitações mais frequentes.
As massas de ar quente devem atuar com maior intensidade entre janeiro e fevereiro, trazendo séries de dias consecutivos de calor, inclusive à noite. No sábado passado (29), o Estado já teve um ensaio do que está por vir: praias cheias e temperaturas superiores aos 30°C.