notícia

Temporal, calor e granizo devem marcar os próximos dias

Estado entra em período de forte instabilidade com risco de vendavais, chuva intensa e formação de c

Por Redação D
28/11/2025 10:00:32

Um período de tempo instável volta a dominar o fim de novembro e o início de dezembro em Santa Catarina, com possibilidade de temporais, queda de granizo, rajadas de vento e calor intenso. A combinação entre ar quente no Sul do Brasil e a passagem de uma frente fria pela costa cria as condições ideais para tempestades severas, enquanto ciclones atuam de forma isolada no Oceano Atlântico, sem previsão de atingir o continente.

A Defesa Civil já emitiu alertas para temporais, granizo, raios e vendavais especialmente para o Planalto Sul, Litoral Sul e Serra catarinense nesta sexta-feira (28). Os meteorologistas explicam que a instabilidade ganha força com o choque entre massas de ar quente e a aproximação da frente fria, favorecendo a formação de áreas de tempestade em diferentes regiões do Estado.

 

Estado entra em período de forte instabilidade com risco de vendavais, chuva intensa e formação de ciclones no oceano. Apesar do mau tempo, momentos de sol e altas temperaturas também estão previstos. Foto: Arquivo

 

As temperaturas variam ao longo do dia, com mínimas entre 12°C e 19°C, dependendo da região, e máximas que podem alcançar 34°C no Grande Oeste. No Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, as máximas giram em torno de 31°C, mantendo a sensação de abafamento mesmo com a previsão de chuva.

No sábado (29), o afastamento da frente fria permite que o tempo firme volte a predominar em grande parte do Estado. Ainda assim, a circulação marítima pode provocar chuva fraca e isolada no Litoral, Planalto Sul e Vale do Itajaí. As temperaturas continuam altas, com máximas de até 34°C no Extremo Oeste e Oeste.

Já no domingo (30), o calor e a umidade abrem caminho novamente para temporais, que devem surgir entre a tarde e a noite. Os primeiros registros devem ocorrer no Litoral Sul, Planalto Sul, partes do Meio-Oeste e Alto e Médio Vale do Itajaí, avançando ao longo do período para a Grande Florianópolis, Baixo Vale e Planalto Norte. O risco é considerado moderado a pontualmente alto, com possibilidade de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos.

A instabilidade segue no início da próxima semana. Na segunda-feira (1º), temporais podem ocorrer entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, além de áreas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis. Na terça-feira (2), o cenário permanece instável, com chuva forte em todo o Estado, que tende a perder intensidade pela tarde, embora o Litoral deva registrar precipitação fraca e persistente.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados