A Polícia Civil recebeu, nesta quarta-feira (26), um grande reforço no trabalho de segurança: novas viaturas, armas e equipamentos que somam R$ 23 milhões em investimentos. O pacote inclui oito viaturas descaracterizadas, 3.080 coletes balísticos, 400 placas de proteção, 22 kits de arrombamento, 375 carabinas calibre 5,56, 65 fuzis 7,62, três fuzis de precisão Kraken e 330 estações de trabalho de alto desempenho.

Foto: Roberto Zacarias /SECOM
Esses materiais chegam para ampliar a capacidade de atuação das equipes e preparar melhor os policiais para situações de risco. Durante a entrega, foi destacado que o objetivo é fortalecer a estrutura usada no combate à criminalidade e manter o estado entre os mais seguros do país.
Além do reforço no armamento e na tecnologia, a corporação anunciou uma mudança importante no atendimento às vítimas: a criação de 26 novas delegacias especializadas para mulheres. As unidades serão distribuídas conforme o porte dos municípios. Cidades grandes, como Joinville, Florianópolis e Blumenau, passarão a ter três delegacias separadas — uma focada nas mulheres, outra em crianças e adolescentes e uma terceira voltada aos adolescentes infratores.
Nos municípios com mais de 150 mil habitantes, serão duas delegacias especializadas. Já nas cidades acima de 50 mil moradores, serão implantadas unidades unificadas para o atendimento a mulheres, crianças e adolescentes.