A tarde deste sábado (22) foi marcada por temporais severos no Vale do Rio Tijucas, com destaque para os registros em São João Batista e Nova Trento. A Defesa Civil confirmou que houve uma microexplosão (downburst) em São João Batista, identificada a partir de imagens de radar e vídeos enviados por moradores. O fenômeno é típico de tempestades severas e pode gerar rajadas superiores a 100 km/h.

Defesa Civil confirmou downburst no Vale e estação meteorológica registrou rajadas próximas de 100 km/h. Foto: Divulgação
Em Nova Trento, a estação meteorológica da UFSC/Epagri registrou rajadas de vento de 92,6 km/h, além de chuva intensa e relatos de granizo em diferentes pontos da cidade.

Os dois municípios foram alguns dos mais atingidos pela instabilidade formada pela passagem de uma frente fria, combinada a calor, umidade alta e ventos fortes em níveis elevados da atmosfera, condições que favoreceram tempestades organizadas e episódios de vento extremo.
As equipes de monitoramento seguem acompanhando o cenário devido à possibilidade de novas áreas de instabilidade ao longo do fim de semana.