O avanço de uma forte instabilidade sobre Santa Catarina já deixou granizo, rajadas de vento e quedas de árvores no Vale do Rio Tijucas na tarde de sábado (22), e o cenário deve se repetir em outras regiões de Santa Catarina. O estado agora está sob alerta laranja para tempestades no Norte e no Oeste, válido até a manhã de segunda-feira (24), com previsão de chuva forte, ventos de até 100 km/h e risco elevado para alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica.
Segundo o Inmet, o aviso também se estende a Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em todas as regiões afetadas, a precipitação pode ficar entre 30 e 60 mm por hora, com possibilidade de volumes próximos de 100 mm durante o período. Os ventos intensos devem marcar o dia, com avanço de instabilidade provocado pelo calor, umidade e sistemas de baixa pressão atuando em diferentes níveis da atmosfera.

Risco inclui granizo, ventos de até 100 km/h, alagamentos e interrupções de energia; instabilidade já provoca danos no Vale do Rio Tijucas. Foto: Redes Sociais
A Defesa Civil catarinense detalha que, neste domingo (23), a chuva persiste do centro ao leste do estado, com temporais isolados previstos para o Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. A condição mantém risco entre baixo e moderado para ocorrências como destelhamentos e queda de galhos. Na segunda-feira, a instabilidade aumenta com a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do Paraná e o Sudeste do Brasil, elevando o risco para moderado a alto em relação a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente no Norte do estado.
No Vale do Rio Tijucas, os efeitos já foram sentidos neste sábado (22). A região registrou chuva forte, granizo e rajadas de vento. Em São João Batista, moradores relataram queda de pedras de gelo em vários bairros; em Nova Trento, houve relatos semelhantes, além de interrupções no fornecimento de energia por mais de 20 minutos em alguns pontos. Quedas de árvores foram registradas em múltiplas localidades do Vale.