notícia

Granizo, apagões e vendavais: regiões de SC em alerta máximo

Risco inclui granizo, ventos de até 100 km/h, alagamentos e interrupções de energia.

Por Redação D
23/11/2025 11:00:57

O avanço de uma forte instabilidade sobre Santa Catarina já deixou granizo, rajadas de vento e quedas de árvores no Vale do Rio Tijucas na tarde de sábado (22), e o cenário deve se repetir em outras regiões de Santa Catarina. O estado agora está sob alerta laranja para tempestades no Norte e no Oeste, válido até a manhã de segunda-feira (24), com previsão de chuva forte, ventos de até 100 km/h e risco elevado para alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica.

Segundo o Inmet, o aviso também se estende a Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Em todas as regiões afetadas, a precipitação pode ficar entre 30 e 60 mm por hora, com possibilidade de volumes próximos de 100 mm durante o período. Os ventos intensos devem marcar o dia, com avanço de instabilidade provocado pelo calor, umidade e sistemas de baixa pressão atuando em diferentes níveis da atmosfera.

 

Risco inclui granizo, ventos de até 100 km/h, alagamentos e interrupções de energia; instabilidade já provoca danos no Vale do Rio Tijucas. Foto: Redes Sociais

 

A Defesa Civil catarinense detalha que, neste domingo (23), a chuva persiste do centro ao leste do estado, com temporais isolados previstos para o Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. A condição mantém risco entre baixo e moderado para ocorrências como destelhamentos e queda de galhos. Na segunda-feira, a instabilidade aumenta com a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do Paraná e o Sudeste do Brasil, elevando o risco para moderado a alto em relação a alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente no Norte do estado.

No Vale do Rio Tijucas, os efeitos já foram sentidos neste sábado (22). A região registrou chuva forte, granizo e rajadas de vento. Em São João Batista, moradores relataram queda de pedras de gelo em vários bairros; em Nova Trento, houve relatos semelhantes, além de interrupções no fornecimento de energia por mais de 20 minutos em alguns pontos. Quedas de árvores foram registradas em múltiplas localidades do Vale.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados