Vizinhos da rua Hercílio Feller, no bairro Joaia, em Tijucas, registraram incômodo com o uso de bate-estaca em obras realizadas nas proximidades de suas residências. Vídeos gravados na manhã desta quarta-feira (19/11) mostram a instalação das estacas, que, segundo os moradores, provoca tremores nas construções.

Foto: Internautas TopElegance
“Tá bem assustador, a casa tá parecendo que tem um terremoto. Não tem rachadura, mas tá tremendo bastante”, disse uma das residentes.
A moradora ainda destacou: “Aqui é uma estaca para cada vizinho, se forem cinco moradores, cinco estacas. Até agora só foi incomodação”.
O caso ocorre em meio à tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 05/2025, aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Tijucas. O projeto estabelece restrições ao uso de bate-estaca, permitindo-o apenas em obras de utilidade pública ou mediante laudos técnicos que comprovem a impossibilidade de métodos alternativos. Segundo o projeto, o responsável pela obra deve apresentar laudos cautelares e termo de responsabilidade por danos a imóveis vizinhos.