O fim de semana deve terminar com mudança brusca no tempo em Santa Catarina, depois que a Defesa Civil ampliou o nível de atenção para a frente fria que avança sobre o estado entre domingo e segunda-feira. A intensificação do sistema, influenciado por um ciclone no oceano Atlântico, eleva o risco de temporais, ventos fortes, chuva intensa e granizo em diversas regiões.
O alerta laranja foi emitido para o Oeste e partes da Serra, do Vale do Itajaí e do Planalto Norte, áreas onde a chance de danos é considerada moderada a alta. Já as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Litoral Sul e trechos da Serra, Vale do Itajaí e Planalto Norte permanecem em alerta amarelo, voltado a condições adversas mais pontuais.

Frente fria associada a um ciclone deve provocar raios, ventania, granizo e risco de danos em várias regiões. Foto: Arquivo
A previsão aponta para tempestades acompanhadas por raios, rajadas de vento e chuva localizada intensa, o que pode provocar destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores e alagamentos. O órgão ressalta, porém, que o ciclone previsto agora não deve gerar o mesmo grau de severidade do sistema que atingiu o estado na última sexta-feira, causando danos significativos.
Os temporais começam já no início da tarde de domingo no Oeste e nos Planaltos, impulsionados pelo calor e pela umidade. No fim da tarde e à noite, a aproximação da frente fria intensifica os eventos especialmente nas regiões Oeste e Sul, próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Da noite de domingo até a madrugada de segunda, o tempo instável se espalha para todo o estado. Ao longo da segunda-feira, apesar de a condição mais severa perder força, ainda há risco de chuva intensa em momentos isolados, sobretudo no nordeste catarinense.