O fim de semana começou com predomínio de sol em Santa Catarina, mas a condição muda rapidamente com a chegada de uma frente fria que promete trazer instabilidade já no domingo. A alteração no tempo deve ocorrer devido à combinação de calor, umidade e à atuação de um ciclone no oceano, criando ambiente favorável para temporais com raios, rajadas de vento, chuva intensa e possibilidade de granizo.
Durante a manhã de sábado, as temperaturas oscilaram entre 10°C e 14°C nos Planaltos e ficaram entre 15°C e 19°C nas demais regiões do estado. À tarde, a sensação de calor aumentou, com máximas chegando aos 30°C no Grande Oeste e no Litoral, enquanto as demais áreas registraram marcas entre 23°C e 26°C. O vento predominou de nordeste, com intensidade fraca a moderada.

Após sábado de sol em todas as regiões, a aproximação de uma frente fria associada a um ciclone deve provocar chuva intensa. Foto: Arquivo
O cenário começa a virar no domingo, quando a aproximação de uma frente fria impulsionada por um ciclone, posicionado no oceano Atlântico entre o Uruguai e o centro da Argentina, deve intensificar temporais. A Defesa Civil alerta para risco moderado a alto de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de árvores, alagamentos e enxurradas.
A chuva chega primeiro ao Grande Oeste e aos Planaltos, ainda no início da tarde, alimentada pelo calor e pela umidade. No decorrer do avanço do sistema, as demais regiões também devem registrar tempestades. As máximas se mantêm elevadas no Litoral, novamente próximas dos 30°C, e variam entre 23°C e 26°C no restante do estado. O vento, inicialmente de nordeste, vira para noroeste e pode ter rajadas mais fortes, especialmente na faixa litorânea.