A continuidade dos serviços no Hospital Nossa Senhora Imaculada Conceição foi assegurada após a Prefeitura de Nova Trento decidir encerrar o contrato com a Organização Social Civil (OSC) responsável pela gestão de parte das equipes da unidade. A medida foi tomada depois de o Município identificar inconsistências na prestação de contas da entidade e a ausência de comprovações financeiras exigidas em contrato.
Desde fevereiro de 2025, o Departamento Jurídico solicitava esclarecimentos sobre valores que deveriam constar em conta específica da OSC NURREVI. Sem respostas satisfatórias e diante da manutenção das divergências, o Município optou pela rescisão unilateral do termo de colaboração e assumiu temporariamente a execução do plano de trabalho do hospital.

Nova Trento rompe contrato com OSC e assume gestão do hospital para garantir salários. Foto: Arquivo
Para garantir que não houvesse prejuízo ao atendimento, a administração municipal efetuou diretamente o pagamento dos salários de aproximadamente 60 profissionais, com respaldo do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC). A equipe segue atuando normalmente, agora vinculada ao Município por contratos temporários (ACT). Entre os trabalhadores estão profissionais da enfermagem, recepção, apoio administrativo, limpeza, lavanderia e cozinha.
Paralelamente, a Prefeitura instaurou uma Tomada de Contas Especial junto ao TCE para aprofundar a apuração das irregularidades e assegurar a proteção dos recursos públicos. A administração reforçou que todos os serviços hospitalares serão mantidos sem interrupção enquanto o processo segue em análise.