O processo de matrículas da rede estadual de ensino começa nesta quinta-feira (13) com um novo formato que inclui sorteio obrigatório em todas as escolas, independentemente da quantidade de vagas disponíveis. A pré-matrícula deve ser realizada até 21 de novembro no site oficial da Secretaria de Educação, utilizando cadastro do gov.br.
As inscrições homologadas serão divulgadas no mesmo dia 21, tanto na unidade escolar quanto na plataforma online, com identificação do candidato, número de inscrição e etapa pretendida. O sorteio eletrônico das vagas ocorrerá em 24 de novembro, e o resultado poderá ser consultado no site da matrícula online assim que for publicado.

Documentação deve ser entregue entre 25 e 27 de novembro para garantir a matrícula. Foto: Divulgação
Para garantir a matrícula, os pais ou responsáveis precisam apresentar a documentação exigida diretamente na escola entre 25 e 27 de novembro, respeitando também os critérios de zoneamento estabelecidos em edital. A ausência dos documentos dentro do prazo fará com que o candidato perca o direito à vaga, podendo participar somente dos períodos seguintes.
Após o encerramento dessa primeira etapa, haverá mais dois períodos de matrícula. O segundo ocorrerá entre 3 e 9 de dezembro, com entrega dos documentos até o dia 10. Já o último período será reservado para vagas remanescentes e acontecerá diretamente nas escolas entre 3 e 4 de fevereiro de 2026.