A mudança ocorre após oito meses de atuação no primeiro escalão do governo catarinense. A decisão foi tomada pelo próprio secretário Emerson Stein (MDB), que definiu que voltará à Assembleia Legislativa na próxima semana, retomando a cadeira de deputado estadual da qual estava licenciado.
A saída acontece no contexto da participação ampliada do MDB na gestão estadual, alinhamento firmado no início do ano, quando a sigla assumiu o comando de pastas como Agricultura, Meio Ambiente, Economia Verde e Infraestrutura, além da presidência da Fesporte. Com o retorno ao parlamento, caberá ao partido indicar o substituto que assumirá a secretaria.

Emedebista retoma a cadeira de deputado estadual na próxima semana e abre espaço para nova indicação do MDB ao secretariado. Foto: Divulgação
O movimento também impacta o rodízio de suplentes promovido pela legenda na Alesc. Durante o período em que esteve no secretariado, o partido abriu espaço para nomes como Dirce Heiderscheidt e Adilson Girardi. Agora, como primeiro suplente do MDB, o secretário reassume o posto até abril do ano que vem, quando deve retornar o titular atualmente afastado para comandar a pasta de Infraestrutura.
A decisão, segundo ele, está ligada a questões pessoais e à necessidade de permanecer mais próximo de sua base política, na região de Porto Belo, onde já foi prefeito.