Um meteoro de alta intensidade cruzou o céu do Sul do Brasil e explodiu na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul na madrugada de segunda-feira (10) e as imagens divulgadas nesta quarta-feira (12). O fenômeno foi registrado por câmeras em Florianópolis, Lages e Vacarias, e chamou atenção pelo forte clarão que iluminou o céu por cerca de 2,4 segundos.
Em Florianópolis, uma câmera de segurança no bairro Monte Verde registrou o momento em que o céu fica completamente iluminado pela passagem do meteoro, que desaparece logo em seguida.

Câmeras de segurança registraram o momento em que um meteoro cruzou o céu de Santa Catarina. Foto: NSC/Divulgação
Segundo observatórios astronômicos, o corpo celeste foi classificado como bólido, denominação dada a meteoros com brilho excepcional. Ele entrou na atmosfera a cerca de 89,7 quilômetros de altitude e explodiu a 52,8 quilômetros de altura.
A análise por difração de luz revelou que o meteoro continha alta concentração de sódio em relação ao magnésio, o que indica que pertence ao tipo Condrito 2A, grupo de meteoros rochosos mais comuns.
Eventos como esse são relativamente frequentes nesta época do ano, quando o planeta cruza regiões do espaço com maior concentração de fragmentos de cometas e asteroides.