notícia

Ventos fortes e chuva intensa voltam a atingir SC após passagem de ciclone

Após a passagem de um ciclone extratropical, o estado volta a enfrentar instabilidade climática.

Por Redação D
12/11/2025 13:00:41

Depois de um fim de semana marcado pela passagem de um ciclone extratropical, os catarinenses voltam a enfrentar condições severas de tempo instável. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo válido até 23h59 desta quarta-feira (12), indicando a possibilidade de ventos intensos, chuva forte e queda de granizo em várias regiões de Santa Catarina.

 

Formação de nuvens carregadas marca o retorno da instabilidade em Santa Catarina, com risco de chuva forte, ventos intensos e granizo em várias regiões. Fotos: Divulgaçao

 

A instabilidade começou pelo Oeste e Sul do estado nas primeiras horas do dia e deve se espalhar gradualmente pelas demais regiões, incluindo Grande Florianópolis, Norte, Médio e Alto Vale, além do Planalto Norte. Os ventos podem chegar a 60 km/h, com rajadas de até 50 km/h soprando do quadrante nordeste. As temperaturas variam de 20°C no Oeste a 27°C no Litoral, mantendo a sensação de abafamento.

O Inmet alerta para risco baixo de corte de energia elétrica, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos localizados. Apesar da instabilidade, o volume de chuva tende a ser moderado, com períodos de pancadas mais intensas.

 

 

De acordo com meteorologistas da Epagri/Ciram, o cenário é provocado por um sistema de baixa pressão atmosférica semelhante a uma frente fria, que favorece a formação de nuvens carregadas. O especialista Marcelo Martins explica que a instabilidade resulta da atuação de um cavado, fenômeno comum em níveis médios da atmosfera. “Essa convergência de umidade favorece o surgimento de nuvens densas, capazes de gerar chuvas fortes, raios, granizo e ventos intensos”, afirmou.

Na quinta-feira (13), o tempo permanece instável, com aumento da temperatura no Oeste, onde os termômetros podem se aproximar dos 30°C. O dia será nublado, com pancadas ocasionais à tarde, mas de menor intensidade. Já na sexta (14), o sol volta a aparecer entre nuvens, com chuvas fracas e isoladas nas áreas litorâneas e pancadas mais fortes no Oeste durante a tarde.

O fim de semana também deve ser de instabilidade. Há previsão de temporais entre a tarde e a noite de sábado (15) no Oeste, enquanto uma nova frente fria deve chegar no domingo (16), provocando queda nas temperaturas e risco de tempestades intensas nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

 

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados