A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal – DIBEA de Florianópolis, prendeu em flagrante uma mulher pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, sem raça definida e da raça shih tzu, no bairro Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis/SC.

O procedimento flagrancial teve origem em operação policial, organizada em conjunto com a DIBEA, em razão do recebimento de denúncias e imagens dando conta de que o tutora estava sendo negligente nos cuidados com os seus animais, pois estavam em ambiente insalubre, confinados, sem água e alimentação disponíveis, bem como em estado de extrema magreza.
A DIBEA informou a DPA que estava com dificuldades nesta demanda de verificação de bem-estar animal, pois estiveram em diversas oportunidades na casa da suspeita e esta resistia à abordagem administrativa, já ciente da inadequação do seu comportamento.
Por isso, foi realizada uma diligência conjunta de retorno e se confirmou a situação extrema de maus-tratos, sendo que os cães foram encontrados em ambiente totalmente inadequado, bastante sujo, com fezes, sem água ou alimentação, sendo que alguns estavam confinados no interior do imóvel com odor fétido.
Esses animais também apresentavam precárias condições de saúde, com problemas de desnutrição e de pele, sendo que a tutora sequer buscou apoio ou atendimento médico-veterinário gratuito no órgão municipal, motivo pelo qual foram resgatados de imediato para seu resguardo.
A tutora foi presa em flagrante e os cães foram resgatados pela Diretoria de Bem-Estar Animal – DIBEA da Capital, sendo encaminhados para os devidos trâmites de atendimento médico-veterinário até eventual adoção responsável.
Formalizado o procedimento criminal na Central de Plantão Policial da Capital, a presa permaneceu à disposição do Poder Judiciário.