notícia

Cidade da região entra no radar da PF em investigação sobre crimes ambientais

Ação apura fraudes na emissão de licenças ambientais que têm causado sérias consequências na APA Bal

Por Daianny Camargo
29/10/2025 08:42:28

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (29/10), a operação APA SEGURA, com o objetivo de combater degradação na Área de Proteção Ambiental - APA Baleia Franca, localizada na região costeira do município de Jaguaruna/SC. Na ação, estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaguaruna/SC, Itapema/SC, Araranguá/SC, Urussanga/SC, Armazém/SC, Capivari de Baixo/SC e Tubarão/SC. 

 


Foto PF

 

As diligências iniciaram a partir de requisição do Ministério Público Federal (MPF) para apuração de irregularidades na emissão de licenças ambientais dentro da Área de Preservação Permanente -APP, no período de 2015 a 2025. A partir do aprofundamento das investigações, a PF constatou a possível existência de uma organização criminosa suspeita de praticar fraudes e negociar certidões, licenças, autorizações e laudos em desacordo com a legislação ambiental e determinação judicial. 

 

 

De acordo com laudos periciais analisados pela PF, essa urbanização desordenada pode causar sérias consequências ambientas na região como contaminação de lençóis freáticos, enchentes e alagamentos.  

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos no INSTITUTO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DE JAGUARUNA – IMAJ, na DIRETORIA DE PLANEJAMENTO URBANDO DE JAGUARUNA, assim como em diversas residências de servidores e particulares suspeitos de envolvimento com o esquema que envolve crimes contra a Administração Ambiental, Corrupção Ativa e Passiva e Organização Criminosa. 

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados