Foto: Sid Macedo Ascom/SES
Em continuidade à campanha de multivacinação que começou no início do mês, no sábado, 18 de outubro, será realizado o Dia D de mobilização da Estratégia para Atualização da Caderneta de Vacinação de Crianças e Adolescentes menores de 15 anos, em Santa Catarina. Durante a ação, os municípios catarinenses estarão realizando estratégias diferenciadas, facilitando o acesso das famílias e garantindo que a população possa colocar as vacinas em dia.
A mobilização faz parte da campanha do Ministério da Saúde, que segue até o final de outubro em todos os municípios catarinenses. Entre as vacinas disponíveis estão aquelas que protegem contra poliomielite, sarampo, febre amarela, coqueluche, meningite, HPV, entre outras.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em conjunto com os municípios, já vem realizando um esforço conjunto desde a metade do ano, com foco na intensificação da vacinação contra o sarampo. Muitos casos da doença vêm sendo registrados em países do continente americano, inclusive no Brasil.
“A atualização da caderneta é essencial para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam devidamente protegidos, evitando o risco de reintrodução e circulação de doenças já controladas”, destaca Arieli Fialho, gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).
Reforço contra a dengue
A data também vai oportunizar a vacinação contra a dengue, que tem se mostrado uma importante aliada no enfrentamento da doença. A vacina está disponível para crianças e adolescentes, entre 10 a 16 anos, em 100 municípios que fazem parte das Regiões de Saúde: Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Foz do Itajaí.
A vacinação contra a dengue enfrenta dificuldades para atingir a meta de imunização em várias regiões do estado. Até o dia 6 de outubro, apenas 25,45% do público-alvo completou a segunda dose. O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
Para João Augusto Fuck, diretor da DIVE, a vacina vai reforçar o combate à doença em áreas que têm registrado aumento significativo no número de casos de dengue. “Essas ações fazem parte de um esforço conjunto para reduzir a incidência da doença e proteger a saúde da população”, completa.
A vacinação é gratuita e reduz as complicações causadas pelas doenças. Também ajuda a diminuir a circulação dos vírus. Proteja quem está ao seu redor. Vacinar é um ato de cuidado e responsabilidade.