Os Correios anunciaram, nesta quarta-feira (15/10), um pacote de medidas para reestruturar a empresa, incluindo um Plano de Demissões Voluntárias (PDV). O prazo para a implementação das ações ainda não foi definido oficialmente. A empresa também busca o empréstimo de R$ 20 bilhões.

Foto: Metrópoles
As demissões fazem parte da primeira etapa do plano de reestruturação, que conta com três medidas. As propostas de demissão serão ofertadas para áreas consideradas ociosas, após um mapeamento geral que deve ser feito nos próximos dias.
Entre as demais ações estão a diversificação de receitas para a recuperação da capacidade de geração de caixa, além da renegociação dos contratos com os fornecedores.
De acordo com o novo presidente dos Correios, Emmanoel Schmidt Rondon, o pacote de medidas visa resolver o principal problema da empresa no momento, que é “recuperar o equilíbrio fiscal da empresa”.
Quanto ao empréstimo de R$ 20 bilhões, o presidente da estatal afirmou que ele está em fase de negociação e que contará com a garantia da União. A operação também deve ter custo menor. Ainda não há prazo estabelecido para que isso aconteça.
Ele é articulado em meio a fortes críticas da oposição ao governo federal, que acredita que o empréstimo é um ato de irresponsabilidade, indo, inclusive, na contramão da Lei de Responsabilidade Fiscal. O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Luciano Zucco, chegou a afirmar que o empréstimo é um ato de irresponsabilidade.
Texto: Metrópoles