AO VIVO

notícia

Apagão nacional deixa 88 mil unidades sem energia em Santa Catarina

Apesar da extensão do problema, o fornecimento foi restabelecido de forma gradativa

Por Daianny Camargo
14/10/2025 19:36:55

Um apagão que atingiu todas as regiões do Brasil na madrugada desta terça-feira (14) deixou cerca de 88 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em Santa Catarina, conforme informou a Celesc.


Foto: Metrópoles/NSC

A interrupção ocorreu por volta de 00h30min e durou pouco mais de uma hora, sendo normalizada por volta de 1h40min. O problema teve origem em uma explosão seguida de incêndio em um reator instalado na subestação do Paraná, o que provocou o desligamento de linhas de transmissão que conectam o Sul e o Sudeste do país.

As principais regiões afetadas em Santa Catarina foram Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí e Rio do Sul.
Além do estado, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Tocantins, entre outros, também sofreram interrupções no fornecimento.

Em nota, a Celesc explicou que o incidente ocasionou o desligamento da Linha de Transmissão LI 525KV Bateias-Curitiba Leste, provocando um desligamento em cascata das interligações entre o Sul e o Sudeste. O Operador Nacional do Sistema (ONS) confirmou que o evento ativou o ERAC, um mecanismo automático de proteção do sistema elétrico nacional.

“O ERAC é um conjunto de ações coordenadas usado para preservar a estabilidade do sistema quando há uma falha grave ou desequilíbrio entre geração e carga”, destacou a estatal em comunicado.

O apagão afetou diversos estados brasileiros, incluindo:
Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Maranhão, Paraíba, Sergipe, Rondônia, Ceará, Amapá e Tocantins.

Apesar da extensão do problema, o fornecimento foi restabelecido de forma gradativa e a situação permanece estável no sistema elétrico catarinense.

 

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados