Foto: PRF/Divulgação
Uma modalidade onde os criminosos usam um dispositivo eletrônico conhecido com “Chapolin”, para furtar pertences no interior de veículos, volta a ser usada no Vale do Rio Tijucas. Nos últimos dias pelo menos dois proprietários de veículos foram vítimas de ladrões que utilizaram desse suposto mecanismo.
O caso mais recente foi registrado no mês de novembro na cidade de Tijucas. Posteriormente os criminosos acabaram detidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) no posto policial na BR-101 em Biguaçu.
Como evitar a ação dos bandidos
Para evitar que o crime ocorra as autoridades policiais de Tijucas pedem que os condutores ao acionarem a trava de seus carros se certifiquem, usando uma das mãos na maçaneta do veículo, e que evitem deixar objeto de valores dentro dos automóveis.
O equipamento consegue embaralhar os sinais eletromagnéticos enviados quando tentamos trancar o carro. Outros controles parecidos conseguem até mesmo copiar o código de segurança da chave.
De onde vem este aparelho misterioso e para que ele serve? Na internet, ele é oferecido como um controle remoto, em sites internacionais de compra. No Brasil os aparelhos são encontrados em lojas de eletrônicos no centro de São Paulo. Esses prometem ir além do bloqueio. Eles clonam os controles de quem estiver por perto.
Veja mais
Foto: Divulgação