notícia

Prefeitura de Tijucas emite nota sobre servidor investigado por apologia ao nazismo

Administração municipal abriu processo disciplinar

Por Daianny Camargo
11/10/2025 09:59:06

A Prefeitura de Tijucas divulgou, nesta sexta-feira (10), uma nota oficial após vir a público a investigação conduzida pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância (DRRDI/DEIC), que apura suposta prática de apologia ao nazismo por parte de um servidor vinculado à Diretoria de Trânsito (DITRAN) do município.

 


Foto: Deic/PMT

 

De acordo com a administração municipal, o caso foi conhecido por meio da imprensa, e, diante da gravidade dos fatos noticiados, o município determinou a instauração imediata de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta do servidor. A Prefeitura também informou que poderá determinar o afastamento preventivo do investigado durante o andamento do processo, garantindo o contraditório e a ampla defesa.

Na nota, o Município de Tijucas afirmou repudiar veementemente qualquer forma de discriminação, racismo, apologia ao nazismo ou ideologias extremistas, destacando que tais condutas são “absolutamente incompatíveis com o exercício da função pública e com os valores que norteiam esta administração”.

O caso

A Operação Eagle, deflagrada na manhã desta sexta-feira (10) pela Polícia Civil de Santa Catarina, cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao servidor investigado — sua residência e o local de trabalho, na própria DITRAN de Tijucas.

Segundo a DRRDI, a ação visa apurar o crime de racismo, previsto no artigo 20, §1º, da Lei nº 7.716/1989, que trata da apologia ao nazismo, além de outras infrações penais conexas.

As investigações apontam indícios robustos de que o servidor possuía ideais neonazistas e utilizava símbolos e referências históricas associadas ao nazismo e ao supremacismo branco, tanto em objetos pessoais quanto em redes sociais. Entre os materiais identificados, estão:

  • objetos com o símbolo “SS”, ligado à organização paramilitar nazista Schutzstaffel;

  • a criação de um brasão do DITRAN com uma águia preta sobre uma estrela, semelhante ao Reichsadler, símbolo da Alemanha Nazista;

  • postagens com simbologia supremacista, como o lobo Fenrir e o Sol Negro;

  • além do uso do símbolo Valknut, frequentemente utilizado por grupos extremistas.

Durante as diligências, os agentes apreenderam aparelhos eletrônicos e objetos que continham simbologia nazista e supremacista.

A operação foi coordenada pela DRRDI/DEIC, com apoio da DEDIR/DEIC, DECAP/DEIC e CECOR/DEIC. O material recolhido será periciado para comprovar a materialidade e autoria do delito, além de identificar possíveis outros envolvidos nas práticas investigadas.

Últimas notícias

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados