O homem de 37 anos morto a tiros enquanto segurava a filha de 1 ano e 8 meses no colo, em Florianópolis, foi identificado como Alexandre Araújo Brandão, conhecido pelo apelido de “Xuruca”. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), ele era um dos principais líderes da facção Comando Vermelho (CV) no estado.
Foto: Reprodução/Divulgação
Xuruca havia sido preso em janeiro de 2024, também em Florianópolis, após uma operação da Polícia Federal. Segundo o delegado Sávio Pinzon, responsável pela investigação, Alexandre era foragido por homicídio e lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
As apurações da PF indicaram ainda que o criminoso ocupava posição de alto escalão na estrutura do Comando Vermelho, integrando o chamado Conselho Permanente, grupo que compõe a cúpula da facção no Amazonas.
A execução ocorreu em via pública. A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o caso e trabalha para identificar os autores e a motivação do crime, que pode ter ligação com disputas internas na facção.