Na manhã desta quarta-feira (1º), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a 2ª fase da Operação Electus e a Operação Papel Marcado, em apoio às Promotorias de Justiça de Campo Erê e Xanxerê, com participação da Polícia Civil de Coronel Freitas.
Foto: MPSC
As investigações apuram fraudes em concursos públicos organizados por uma empresa suspeita de manipular gabaritos, com indícios de participação de servidores municipais.
Foram cumpridos um mandado de prisão e 42 de busca e apreensão em 10 municípios: São Bernardino, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso, Campo Erê, Palmitos, São Ludgero, Entre Rios, União do Oeste, Jardinópolis (todos em SC) e Marmeleiro (PR).
Além disso, a Justiça determinou a suspensão da empresa investigada e o afastamento de oito servidores públicos.
Durante a operação, os agentes apreenderam 34 celulares, quatro computadores, três armas e 106 munições, além de efetuarem duas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
No total, participaram 135 agentes e 46 viaturas, além de apoio aéreo do SAERFRON e suporte técnico da Polícia Científica.
As operações são um desdobramento da primeira fase da Electus, realizada em junho de 2025, e buscam desarticular o esquema de favorecimento de candidatos em concursos públicos, preservando a lisura dos certames.
As investigações seguem em sigilo.