Foto: Michelle Valle / Cepon
Integrando as ações do Governo do Estado neste Outubro Rosa, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) promove diversas atividades voltadas à conscientização, prevenção e tratamento do câncer de mama. Serão realizadas cirurgias de reconstrução mamária em oito pacientes que aguardam pelo procedimento no sistema de Regulação entre os dias 16 e 18. A programação inclui workshop para mastologistas, palestras para a sociedade, eventos de bem-estar para pacientes, dia da beleza, bazar, aulas de yoga, apresentações musicais, além da iluminação da fachada do hospital na cor rosa, acompanhada de decoração temática e entrega de cartilhas informativas.
De janeiro a agosto de 2025, o Cepon realizou 2.105 atendimentos médicos em mastologia e 136 cirurgias mamárias. O Outubro Rosa é uma oportunidade importante para sensibilizar a população sobre a detecção precoce, especialmente diante do aumento preocupante de casos da doença. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa para 2025 é de 3.860 novos casos de câncer de mama em Santa Catarina, sendo 340 ocorrências em Florianópolis.
O câncer de mama representa 11,7% dos casos oncológicos no mundo, sendo a principal causa de incidência entre as mulheres. “O Cepon é uma referência no tratamento do câncer em Santa Catarina e também desempenhamos um papel vital na conscientização e prevenção de novos casos. Durante o mês de outubro, estamos planejando uma série de atividades focadas nesse objetivo”, destaca o diretor-geral do Cepon, Marcelo Zanchet.
O aumento dos casos de câncer de mama está relacionado ao envelhecimento da população, às mudanças no estilo de vida e à ampliação do rastreamento mamográfico. O principal fator de risco é a idade, com maior prevalência em mulheres acima dos 50 anos. Outros fatores incluem ausência de gestação, gravidez tardia, amamentação reduzida, obesidade, consumo de álcool e inatividade física. Aspectos genéticos e hereditários também têm relevância, sendo responsáveis por cerca de 5% a 10% dos casos.
Segundo o coordenador do setor de mastologia, Carlos Gustavo Crippa, “existem dois tipos de prevenção: a primária, que busca evitar o surgimento da doença, e a secundária, que visa minimizar os impactos quando a doença já se manifestou”.
Ele enfatiza que a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática regular de atividade física, controle do peso e redução no consumo de álcool, pode reduzir a incidência ou a agressividade do câncer de mama. “Se essas medidas fossem amplamente seguidas, poderíamos reduzir a incidência da doença entre 10% e 15%”, afirma ele.
Na prevenção secundária, Crippa destaca a mamografia como a principal estratégia. “A mamografia permite o diagnóstico precoce, antes que o nódulo seja palpável, aumentando as chances de cura para mais de 90%, com tratamentos menos agressivos”, explica.
Na maioria dos casos, o câncer é detectado por meio da percepção de nódulos. “Cerca de 60% a 70% dos cânceres de mama são diagnosticados pela detecção de nódulos ou alterações perceptíveis na mama. É importante que as mulheres fiquem atentas a sinais como mudanças na pele, inchaço, vermelhidão e caroços na axila”, alerta o mastologista.
Dia 23 de setembro
Dia 25 de setembro
Dia 1º de outubro (quarta-feira)
Dia 9 de outubro (quinta-feira)
Dia 10 de outubro (sexta-feira)
Dia 16 de outubro (quinta-feira)
Dia 17 de outubro (sexta-feira)
Dia 18 de outubro (sábado)
Dia 20 de outubro
Dia 22 de outubro