A delegação da Guarda Municipal de Balneário Camboriú encerrou, nesta segunda-feira (22), o intercâmbio operacional realizado no Condado de Broward, na Flórida, Estados Unidos. A iniciativa reforçou o compromisso do município com a modernização da segurança pública e a busca constante por práticas reconhecidas internacionalmente.
Durante a viagem, os profissionais tiveram contato com metodologias modernas de atuação policial, técnicas de resposta imediata, gerenciamento de crise e integração com outros órgãos de segurança. Entre os aprendizados, o curso de Atirador Ativo abordou estratégias de neutralização da ameaça, resgate e evacuação de vítimas, coordenação com equipes de emergência e procedimentos que visam salvar o maior número possível de vidas em situações extremas.
Além disso, os guardas passaram por um treinamento com a Unidade Especial de Controle de Multidão da Broward Sheriff’s Office, referência mundial na área, pois recebe cerca de 30 milhões de pessoas por ano no condado e agora também se prepara para a Copa do Mundo de 2026.
Para os próximos meses, há um planejamento prévio para a continuidade do intercâmbio. “Fortalecer essa parceria internacional para nós é de extrema importância. O Dr. Gregory Tony já manifestou o desejo de retornar para nossa cidade e continuaremos com a parceria, pois temos como objetivo em comum fortalecer a segurança da nossa população”, enfatizou o secretário de Segurança e Ordem Pública de Balneário Camboriú, Major Geraldo Rodrigues.
“Tivemos a honra de receber oficiais e instrutores de treinamento da Guarda Municipal de Balneário Camboriú. Ao longo dos anos, construímos um forte vínculo com nossos irmãos e irmãs brasileiros de segurança pública, e esta visita marcou a primeira vez que treinaram no nosso Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento BSO (RDTC). O treinamento incluiu técnicas de limpeza de entrada de sala, táticas defensivas, cuidados táticos de combate a vítimas e muito mais. A troca de habilidades, conceitos e estratégias foi inestimável para ambas as agências”, destaca o Sheriff Dr. Gregory Tony.
Além dos treinamentos, os guardas municipais também puderam conhecer os modernos equipamentos, viaturas, ferramentas tecnológicas, estrutura física e armamentos utilizados pelo Broward Sheriff’s Office (BSO) nos seus treinamentos diários e atuação direta com a comunidade.
“Nós ficamos gratos pelo governo municipal de Balneário Camboriú ter essa visão para a segurança pública da cidade e região, entendendo a necessidade de proporcionar um treinamento de altíssima qualidade para a Guarda Municipal. O Condado de Broward tem o melhor centro de treinamento policial dos Estados Unidos, e com esse intercâmbio, abre-se as portas para se obter as últimas técnicas em situações de emergências”, declarou o policial brasileiro da BSO, Marcus Pasetti.
Agora, o conhecimento adquirido será multiplicado por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Guarda Municipal (CEFAG). “Nossa comitiva iniciou com visitação administrativa e operacional, onde pudemos ver a Central de Crime Real do condado, que mostra em tempo real tudo o que acontece por lá. Fomos recebidos pelo Dr. Gregory Tony, que colocou toda a sua equipe a disposição, para que voltássemos munidos de novas habilidades”, destacou o GM Gustavo Belz.