A primavera começa na próxima segunda-feira (22), às 15h19, com previsão de mudanças bruscas no clima em várias regiões do Brasil. O fenômeno La Niña deve influenciar o regime de chuvas, aumentando a umidade da Amazônia e favorecendo temporais.
Foto: Roberto Zacarias/SECOM
No Sul, o fim de semana (20 e 21) terá tempestades, ventos fortes, descargas elétricas, risco de granizo e chuva intensa, sobretudo no RS e em SC. A partir de domingo (21), uma frente fria avança pelo Centro-Oeste, Sudeste e parte da Amazônia, trazendo ventos fortes, temporais e, em seguida, uma massa de ar frio e seco que provocará queda acentuada das temperaturas, com risco de geada no Sul e friagem até no Norte.
Segundo o Inmet, até quarta-feira (24), o frio se espalha por grande parte do país, derrubando temperaturas também em Mato Grosso do Sul, extremo sul e sudoeste de São Paulo.
Meteorologistas alertam que, em anos de La Niña, o Sul tende a registrar chuvas menos frequentes, enquanto o Sudeste e até parte do Nordeste podem receber mais precipitações, dependendo também da influência do Atlântico.