Bombeiros de Blumenau concluíram com sucesso o resgate de uma vítima de queda em ribanceira no bairro Velha Grande, em Blumenau. Uma mulher de 44 anos caiu de uma cachoeira com cerca de 20 metros de altura e permaneceu por horas à espera de socorro, pois estava em um local de difícil acesso. A ocorrência foi registrada na tarde desta quarta-feira, 10.
As equipes foram acionadas por volta de 14h30, após uma pessoa ouvir os gritos da vítima e ligar para o número 193. Chegando ao local indicado, os bombeiros localizaram a vítima entre as pedras do riacho, consciente, porém confusa. Ela apresentava suspeita de fratura exposta no membro inferior direito, ferimento na região da cabeça, escoriações pelo corpo, quadro de hipotermia e possível traumatismo cranioencefálico.
O atendimento pré-hospitalar (APH) foi realizado no próprio local, com estabilização e imobilização em maca rígida. Em seguida, utilizando técnicas de salvamento em altura e sistema de redução de força, as equipes conduziram a vítima em uma maca de ribanceira por aproximadamente 40 metros de descida até um ponto seguro.
De acordo com informações da própria vítima, a queda teria ocorrido ainda pela manhã, mas os pedidos de socorro só começaram a ser ouvidos à tarde. Após o resgate, ela foi encaminhada ao Hospital Santa Isabel para atendimento médico especializado.
Para o atendimento da ocorrência foram empenhadas a ambulância ASU-579 (Auto Socorro de Urgência), o caminhão ABTR-177 (Auto Bomba Tanque de Resgate) e a viatura AR-33 (Aut Resgate) do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, que concluíram com êxito o resgate da vítima em um caso de alta complexidade.