Neste domingo (7), o Brasil comemorou os 203 anos da Independência, proclamada em 1822. Em Santa Catarina, diversas cidades realizaram desfiles cívico-militares para marcar a data, reunindo escolas, entidades civis e forças de segurança.
Foto: Prefeitura de Joinville
As cidades litorâneas de Itapema e Porto Belo, na região da Costa Esmeralda, organizaram desfiles em homenagem à Independência do Brasil.
Em Itapema, o desfile contou com a presença de escolas municipais, estaduais e particulares, forças de segurança, associações culturais e entidades comunitárias. O evento ocorreu na Avenida Nereu Ramos e atraiu um grande público.
Já em Porto Belo, a cerimônia foi realizada na área central da cidade e envolveu a comunidade escolar, projetos sociais, servidores públicos, que mantém base na região. O desfile teve caráter cívico e educativo, destacando valores históricos e culturais.
Em Joinville, mesmo com frio e chuva, cerca de 8 mil pessoas acompanharam a solenidade na Avenida Beira Rio. O evento contou com a presença do Exército, da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, PRF, Receita Federal, Guarda Municipal, Defesa Civil, Samu e Corpo de Bombeiros Voluntários. Também participaram 29 instituições de ensino, incluindo escolas da rede pública, particular e universidades.
Em Chapecó, o desfile ocorreu na Avenida Getúlio Vargas e reuniu aproximadamente 10 mil pessoas, das quais 4 mil desfilaram. Estiveram presentes 85 escolas e centros de educação infantil da rede municipal, além de escolas estaduais, particulares, universidades e grupos comunitários. O evento foi encerrado por volta das 10h.
Já em Criciúma, o desfile aconteceu na Rua da Gente, ao lado do Parque das Nações, e contou com a presença de 3 a 5 mil pessoas, segundo a prefeitura. A cerimônia envolveu 95 instituições, entre escolas, bandas, entidades civis e militares, e também marcou os 100 anos de emancipação política do município.
Foto: Redes Sociais
Durante o desfile de 7 de setembro em Brusque, um jipe de colecionador perdeu o controle e atingiu algumas pessoas que assistiam à apresentação. Duas mulheres ficaram feridas — uma em estado grave, com fratura no tornozelo e suspeita de lesão na coluna, e outra com ferimentos leves. Ambas foram socorridas, e outras duas pessoas — uma adolescente e uma criança — não sofreram ferimentos graves.
A prefeitura de Brusque informou que o veículo pertence a um grupo de entusiastas de carros militares antigos e que o caso será apurado.