Ricardo Lewandowski Foto: Robson Alves/MJSP
O filho do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, atua como um dos advogados da Terra Nova Trading, empresa ligada a um esquema de fraude bilionária envolvendo o Primeiro Comando da Capital (PCC). Por meio de nota, Enrique Lewandowski confirmou que atua para a empresa, mas apenas em causas cíveis e tributárias desde 2018 e que não participa de processos criminais.
A Terra Nova Trading foi alvo da Operação Carbono Oculto, conduzida pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP), Polícia Federal (PF) e Receita Federal. As investigações apontam que a empresa teria sido usada para gerar créditos tributários falsos, inflar preços em transações internas e lavar dinheiro do crime organizado.
Segundo o MPSP, Mohamad Hussein Mourad, apontado como “epicentro das operações”, usava a Terra Nova para importar nafta com imposto reduzido, de 1% contra 25% em São Paulo, tornando ilegalmente mais barata a produção de combustíveis.
Enrique Lewandowski consta como advogado da Terra Nova em processos tributários no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) desde 2019 e em ação no Tribunal de Justiça de São Paulo datada de 2021. Ele permanece listado como representante legal da empresa nesses casos. As informações são do Metrópoles.
Texto: Pleno News