O Major Felipe Comiran Caselli assumiu recentemente o comando da 2ª Companhia do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM) em Tijucas, Santa Catarina. Em uma entrevista concedida no dia 25 de agosto, o comandante falou sobre o panorama da segurança na cidade, destacando os índices atuais, ações em andamento e parcerias com outros órgãos para reforçar a prevenção e o combate ao crime.
Foto: Daianny Camargo/TopElegance
Segundo o Major Caselli, os números relacionados à criminalidade em Tijucas são relativamente bons, e a cidade não pode ser classificada como uma “terra arrasada” no quesito segurança pública. Ele mencionou dois eventos recentes envolvendo assaltos, sendo que em um deles os suspeitos foram presos quase imediatamente e no outro, os envolvidos já foram identificados e têm mandados de prisão em aberto.
“Esses elementos são de fora, então, como eu disse, os índices da cidade não são ruins. Aí vem pessoal de fora aumentar os índices da cidade”, explicou o Major, ressaltando a importância de ações específicas para conter essa situação.
Para enfrentar esses desafios, a Polícia Militar tem buscado parcerias com a Prefeitura Municipal, o Judiciário e o Ministério Público, que já sinalizaram apoio para diversas iniciativas. Entre as estratégias em desenvolvimento está a instalação de mais câmeras de segurança, com tecnologia de leitura de placas (OCR), para aumentar a rede de monitoramento, prevenir crimes e agilizar a prisão dos criminosos.
Além disso, o Major Caselli destacou que a PM irá intensificar operações preventivas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), promovendo blitzes e ações pontuais no trânsito.
“Dessa forma, vamos buscar que a segurança no trânsito reflita na redução de pessoas machucadas e mortes, liberando mais leitos hospitalares para quem realmente precisa”, afirmou.
O comandante explicou que com essas medidas, será possível não apenas diminuir os índices de homicídio no trânsito, mas também melhorar a capacidade do sistema de saúde do município, beneficiando toda a população.
Sobre a repressão ao crime, Major Caselli garantiu que cerca de 50% dos criminosos já foram presos e que os demais estão sendo buscados com empenho. Ele destacou que a instalação das novas câmeras dificultará a ação dos criminosos na cidade.
“Vamos sufocar esse tipo de crime. Pode ter certeza que Tijucas não é o local para vir cometer um crime e sair impune. Quem cometer um crime aqui vai ser preso, apresentado à justiça e vai acertar suas contas”, afirmou.
Por fim, o Major reforçou a tranquilidade que a população pode ter em relação ao trabalho das forças de segurança.
“A Polícia Militar e os outros órgãos estão trabalhando em conjunto para não permitir que esses tipos de ocorrências aumentem”, concluiu.