Um homem de 48 anos morreu na manhã deste domingo (24), após sofrer uma parada cardiorrespiratória enquanto fazia trilha na região da Pedra da Tartaruga, em Garuva, no Norte de Santa Catarina.
Foto: CBMSC
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado por volta das 10h18 para uma ocorrência de possível infarto na trilha. A equipe de serviço da OBM de Garuva foi deslocada com uma viatura 4x4, percorrendo aproximadamente 75 km até o início do trajeto. A progressão a pé até o ponto onde a vítima estava exigiu mais 4,5 km por terreno íngreme.
A aeronave Águia-01 chegou a ser acionada, mas não conseguiu se deslocar devido às condições climáticas adversas. No trajeto, o COBOM recebeu confirmação de que equipes dos Bombeiros Voluntários e do SAMU também estavam em deslocamento para apoio.
De acordo com informações no local, a vítima entrou em parada cardiorrespiratória por volta das 10h20 e foi submetida a manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) por dois guias que a acompanhavam — um deles identificado como bombeiro voluntário. Os procedimentos de RCP foram mantidos até a chegada da equipe do SAMU, que constatou o óbito por volta do meio-dia.
A remoção do corpo foi feita com o uso de maca tipo mamute e uma mula (dispositivo com roda para transporte), o que facilitou a descida pela trilha. O percurso de 4,5 km de volta até a ambulância durou cerca de 2h30min.
Após a entrega da vítima ao SAMU para os trâmites legais, a guarnição retornou à base, encerrando a operação.