A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Departamento de Investigação Criminal (DIC de São Lourenço do Oeste), com apoio das Polícias Civil dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, bem como da Receita Federal do Brasil, deflagrou a Operação “Frete Seguro”, para o combate do tráfico de drogas interestadual.
Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, sendo 14 em Cascavel/PR e um em Ponta Porã/MS, e três mandados de prisão temporária, além de bloqueios patrimoniais de diversas pessoas físicas e jurídicas investigadas.
Também foi lavrado um auto de prisão em flagrante por posse ilegal de munições.
A investigação demonstrou que o grupo criminoso vinha remetendo cargas de drogas para os Estados Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para tanto, os criminosos subcontratavam motoristas profissionais através de aplicativos de frete, ocultando as drogas em diversos produtos, ocasionando assim várias prisões em flagrante de motoristas potencialmente inocentes.
Desde o início das investigações, foram apreendidas mais de duas toneladas de drogas pela Polícia Civil e outras instituições, corroborando o poder econômico do grupo.
A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Paraná (DENARC de Cascavel) e da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (Delegacia Regional de Ponta Porã)