Política

Agentes da CIA utilizam avião dos EUA que aterrissou no Brasil

Aeronave faz parte do 150° Esquadrão de Operações Especiais da Força Aérea americana

Por Daianny Camargo
20/08/2025 13:06:50

Avião da Força Aérea dos Estados Unidos decolando de Porto Alegre Foto: Reprodução/YouTube Camera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos

O Boeing C-32B da Força Aérea dos Estados Unidos, que aterrissou em Porto Alegre (RS) e em Guarulhos (SP) nesta terça-feira (19), não é um avião comum, muito pelo contrário. A aeronave faz parte do 150° Esquadrão de Operações Especiais e costuma atuar em missões rápidas e discretas, muitas vezes com integrantes da Agência Central de Inteligência americana, a CIA.

Apelidada de gatekeeper (porteiro, em tradução livre), essa aeronave é uma versão militar do Boeing 757-200 e já atuou em diversas operações internacionais e missões de emergência, como a explosão no porto de Beirute, em 2020, e em eventos de grande porte, como os Jogos Olímpicos.

As principais características técnicas desse avião são sua fuselagem totalmente branca sem registro visível, sistemas avançados de comunicação, sensores sofisticados, capacidade de reabastecimento em voo e autonomia para missões de longa distância, o que permite, por exemplo, que ela percorra até 10 mil quilômetros sem precisar reabastecer.

POUSO NO BRASIL
O Boeing C-32B, que despertou curiosidade justamente pelo fato de não ter qualquer identificação e pela ausência de divulgação oficial de informações sobre o motivo de sua missão, pousou primeiramente em Porto Alegre (RS) e horas depois seguiu para Guarulhos (SP).

Segundo registros do site FlightRadar, o avião partiu de uma base aérea em Wrightstown, em Nova Jérsei, na última segunda (18), e seguiu para Tampa, na Flórida; depois para San Juan, em Porto Rico; e, de lá, voou até Porto Alegre, onde pousou por volta das 17h13 desta terça. A decolagem seguinte ocorreu às 20h03, com destino a Guarulhos, onde o avião chegou às 21h48 e permanecia até a manhã desta quarta (20).

A operação foi confirmada pelas concessionárias que administram os dois aeroportos brasileiros. Em nota, a Fraport, responsável pelo terminal gaúcho, confirmou o pouso e disse que a aeronave seguiu para Guarulhos. Já a GRU Airport, responsável pelo terminal da cidade paulista, reforçou que a chegada da aeronave contou com autorização do Ministério da Defesa do Brasil.

Fontes da Polícia Federal ouvidas pela CNN Brasil afirmaram que o avião transportava diplomatas norte-americanos destinados ao Consulado dos EUA em Porto Alegre. O Ministério da Defesa brasileiro também confirmou à emissora que a aeronave estava regular e que possuía plano de voo.

 

 

Texto: Pleno News

Mais Política

® 2016 TopElegance Comunicação e Mídia ME. Todos os Direitos Reservados