A Polícia Militar de Santa Catarina, (PMSC), por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), realizou uma operação policial que resultou na apreensão de 16 granadas na tarde de sábado, 16, no bairro Brejaru, cidade de Palhoça. O caso ocorreu após informações a sobre movimentação suspeita na residência.
Chegando ao local, assim que a viatura se aproximou, indivíduos soltaram foguetes para alertar sobre a chegada da guarnição. Ao avistar a laje, dois homens foram vistos correndo em direção ao interior da comunidade. Os militares iniciaram acompanhamento e conseguiram deter um deles, enquanto o outro, identificado como morador da casa, conseguiu fugir.
Após autorização da proprietária do imóvel, os policiais realizaram buscas no interior da residência. Em um dos cômodos, foi encontrada uma mochila contendo 14 granadas. Outras duas estavam sobre a laje da casa. Além disso, foram localizados acessórios para arma de fogo no quarto do suspeito que escapou.
Os artefatos tratam-se de Dispositivos Explosivos Improvisados (IEDs), considerados extremamente perigosos e de uso comum em operações militares. Todos possuíam corpo de metal e acionadores de plástico. Após testes, foi confirmado que as granadas estavam ativas e poderiam causar morte, destruição e graves danos.
Diante dos fatos, o homem de 18 anos foi detido e encaminhado à delegacia de Polícia Civil pela posse do material ilícito.