Nicolas Mingori Hafner, de 13 anos, é um adolescente catarinense com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) que se destaca por seus conhecimentos em diversas áreas científicas. Ele é o único representante de Santa Catarina na atual edição do quadro “Pequenos Gênios”, do Domingão com Huck.
Foto: Rede Globo
No domingo (17), Nicolas e sua equipe, o “Globogênios”, venceram a semifinal e avançaram para a grande final do programa, que será exibida no próximo domingo (24). O jovem, que cursa o 8º ano e mora no Bairro Ariribá, demonstra interesse por matemática, física, química, geografia e outros temas científicos desde cedo.
A mãe de Nicolas relatou episódios de destaque precoce do filho, como quando ele deu aula sobre as equações de Maxwell aos 7 anos. Nicolas foi selecionado entre 7 mil crianças para participar do programa, passando por diversas etapas até chegar à semifinal.
A Prefeitura de Balneário Camboriú ressaltou o apoio a alunos com Altas Habilidades/Superdotação, oferecendo atendimento educacional suplementar e incentivando projetos de jovens talentos.