Foto: Roberto Zacarias / SECOM GOV
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu nesta sexta-feira,15, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, o secretário de Turismo, Esporte e Meio Ambiente da Argentina, Daniel Scioli, para uma reunião que reforçou os laços institucionais e econômicos entre o Estado e o país vizinho.
Como anfitrião do encontro, o governador destacou os investimentos realizados na infraestrutura aeroportuária e na promoção turística que fazem de Santa Catarina um dos principais destinos internacionais dos argentinos — com mais de 1.200 voos anuais ligando os dois destinos. Jorginho Mello também ressaltou a política fiscal catarinense, que manteve impostos inalterados para garantir competitividade e atratividade ao setor produtivo.
“A Argentina é uma grande parceira. No verão, Santa Catarina se torna uma extensão do país. Queremos ampliar ainda mais essas conexões e gerar oportunidades de negócios”, afirmou o governador, que já se reuniu com o presidente Javier Milei em agendas nacionais e demonstrou apoio ao momento de transformação vivido na economia argentina.
Daniel Scioli, ex-embaixador da Argentina no Brasil, explicou que veio apresentar a “nova Argentina”, ressaltando que as medidas fiscais e econômicas do governo Milei foram recebidas pela população como essenciais para impulsionar o crescimento, tornar o país mais competitivo e equilibrar as contas públicas. Segundo o ministro, o objetivo é promover uma relação mais intensa com Santa Catarina, focada no turismo e nos investimentos privados.
Foto: Roberto Zacarias / SECOM GOV
Ao final da reunião, Scioli convidou o governador Jorginho Mello para uma missão oficial à Argentina após as eleições parlamentares, a partir de novembro, com o propósito de criar grupos de trabalho bilaterais e ampliar as relações de negócios entre empresários catarinenses e argentinos.
O secretário argentino veio a Santa Catarina participar de mais uma edição do Encontro de Ideias ADVB, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil e a FIESC, no auditório da federação, em Florianópolis. O destaque foi a palestra sobre o Turismo entre Argentina e Santa Catarina e as possíveis parcerias com o trade.
O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos do Estado de Santa Catarina, Paulo Bornhausen, foi o mediador de um painel composto pelo ministro Scioli, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, o ex-ministro do Turismo no Brasil, Vinicius Lummertz; a secretária de Turismo de Santa Catarina, Catiane Seif; e o empresário Fernando Marcondes de Mattos, do grupo Costão do Santinho.