Foto: Divulgação/Secom GOVSC
Após registrar, no primeiro semestre de 2025, a menor taxa de homicídios da última década, Santa Catarina alcançou, no mês de julho, o menor índice para esse período em toda a série histórica, iniciada em 2008. Foram 23 crimes ao longo do mês, em comparação com o mesmo período de 2024, quando houve 30 homicídios. O resultado representa diminuição de 24%.
A tendência de queda já havia sido confirmada em junho, quando foram computados 27 crimes. O índice daquele mês também superou todos os números registrados desde 2008. Comparado ao mesmo período do ano anterior, em que houve 48 crimes, a redução foi de 44%.
Para o Secretário da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff, os números consolidam, mais uma vez, a atuação exitosa das forças de segurança no combate à criminalidade em Santa Catarina. Segundo ele, o Ministério da Justiça e Segurança Pública considera o índice de homicídios o principal indicativo de redução da violência no País, o que confirma a condição privilegiada do Estado em relação à segurança de seus cidadãos.
“As Polícias Militar, Civil e Científica e o Corpo de Bombeiros Militar avançam de forma inédita sobre as principais demandas que envolvem a segurança pública. Os números alcançados no primeiro semestre e, agora, em julho, confirmam um quadro extremamente positivo. Cientes dos grandes desafios que precisamos superar, sob a condução competente do governador Jorginho Mello, seguimos trabalhando para que Santa Catarina mantenha o posto de Estado mais seguro do País”, afirmou.
Roubos e furtos em queda
No primeiro semestre de 2025, o indicador de roubos registrou o menor percentual da série histórica, iniciada em 2010. Com 555 ocorrências a menos, houve redução de 17,2% em relação ao mesmo período de 2024. Acrescentando o mês de julho ao período analisado, a redução chega a 1.097 casos; comparado ao mesmo intervalo de 2024, houve diminuição de 26,25%.
Outro dado importante diz respeito ao indicador de furtos. Com queda progressiva desde 2023, nos seis primeiros meses do ano a prática desse crime reduziu 3,3% em relação ao mesmo período de 2024, com 1.805 ocorrências a menos. Considerando o período até 31 de julho, a redução, em comparação ao mesmo período do ano anterior, chega a 3.800 ocorrências.
Redução de feminicídios
Mesmo considerando alguns trágicos episódios recentes, o Estado registrou redução no número de feminicídios em Santa Catarina. No período de 1º de janeiro a 14 de agosto deste ano, foram 29 vítimas, contra 34 no mesmo intervalo de 2024. No primeiro semestre de 2025, o Estado já havia alcançado a segunda menor taxa da série histórica, iniciada em 2018, com queda de 30,3%, em comparação ao mesmo período do ano anterior.
“Os crimes de violência contra a mulher continuam sendo um dos grandes desafios, não só da segurança pública, mas de toda a sociedade. Felizmente, com a iniciativa do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm, a partir de agora, vamos atacar esse problema de forma mais estruturada, integrada e eficiente, unidos em torno do recém-lançado Plano Estadual de Combate à Violência contra a Mulher”, concluiu o Secretário Flávio Graff.