Lula Foto: Ricardo Stuckert / PR
Nesta quinta-feira (14), o presidente Lula (PT) disse que os americanos deveriam deixar os cubanos viverem em paz. Ele deu declarações durante a inauguração da Fábrica de Hemoderivados da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia) em Goiana (PE).
A declaração do petista ocorreu porque, nesta quarta (13), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, chefe da diplomacia do governo Donald Trump, revogou os vistos do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales, e de Alberto Kleiman, um ex-funcionário do governo brasileiro.
Rubio citou, como razão para a medida, o Programa Mais Médicos, política pública criada no governo de Dilma Rousseff (PT).
Segundo Lula, Mozart Sales não deve se preocupar por ter tido o visto cassado. O presidente brasileiro afirmou ainda que tem relação de respeito com Cuba.
– Mozart não fique preocupado com o visto dos Estados Unidos, o mundo é muito grande. O Brasil tem 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Você tem lugar para caramba para andar no Brasil, cara, não se importe – falou o petista.
Sem citar o nome do presidente americano, Donald Trump, o petista frisou que o republicano “não é imperador”. As informações são do Poder360.
– É importante eles saberem que a nossa relação com Cuba é uma relação de respeito a um povo que está sendo vítima de um bloqueio há 70 anos. Hoje estão passando necessidade num bloqueio que não há nenhuma razão. Os EUA fizeram uma guerra e perderam, aceitem que perderam e deixe os cubanos viverem em paz. Deixa os cubanos viverem a sua vida, não fique querendo mandar no mundo, ele [Donald Trump, presidente dos EUA] não é imperador.
Fonte: Pleno News